UltiMaker e Makerbot o que esperar?
Com a fusão de uma das líderes globais em impressoras desktop Ultimaker e sua concorrente direta Makerbot, temos uma reformulação da marca com uma estratégia e arquitetura de produtos para atender as necessidades dos clientes.
A nova estratégia pretende impulsionar a adoção de soluções em impressora 3D desktop e inovações na indústria de produção digital.
A UltiMaker está focada em moldar o futuro da fabricação e do desenvolvimento de produtos por meio de soluções e serviços de impressão 3D de alta qualidade em todo mundo. Eles baseiam sua nova marca nas forças combinadas das duas empresas após fusão e estão comprometidos em atender tanto aos clientes atuais quanto aos futuros, enquanto continuam a construir um ecossistema líder mundial em impressão 3D.
Agora a marca oferece impressoras da série S e Melhod para aplicações profissionais, com a série S fornecendo uma ampla variedade de material e a série Method focando em aplicações especificas que requerem ambiente de impressão aquecida e materiais especiais de alta precisão.
A marca Makerbot continua a existir como uma submarca do setor educacional, com a série Makerbot ‘Sketch’ voltada para o ensino, fortalecendo a oferta para educadores e estudantes com produtos e um ecossistema educacional abrangente.
Com novo direcionamento a marca projeta facilitar para os clientes a escolha do melhor equipamento focado na aplicação.
A UltiMaker está comprometida a liderar o setor de impressão 3D, capacitando inovadores a concretizar suas ideias.
O primeiro e grande lançamento fruto desta fusão é a impressora 3D UltiMaker Method XL, se trata de um equipamento para impressão rápida e de alta qualidade, projetada para atender as demandas de impressão industrial e profissional.
Este equipamento se destacou por um grande volume de impressão, cabeçote duplo de extrusão, alta precisão, sistema de filtragem de ar eliminando partículas que poderiam evadir pelo ambiente, autonivelamento que impede a perda de referência da bandeja e garante mais precisão durante o processo de impressão 3D e compatibilidade com todos extrusores da série Method, tonando-se adequada para uma ampla gama de materiais.
Quando pensamos em tecnologia aproveitada da Makerbot na UltiMaker Method XL, a câmera aquecida com certeza é fundamental para a proposta deste equipamento, com união da base aquecida, tecnologia utilizada na série S da Ultimaker, essa estratégia foi capaz de criar modelos, super-resistente e com uma ótima estabilidade dimensional, a base aquecida além de eliminar a necessidade de ‘raft’ e adesivo para ajudar na fixação da peça na bandeja, com ambiente e base aquecidas podemos criar um plano de construção totalmente controlado, essa estabilidade durante o processo de impressão permite encaixes mais perfeitos.
Transportador de material para filamentos Makerbot, garantem ausência de umidade e estabilidade durante o a impressão.
Mantendo o acesso auxiliar da linha Method, podemos usar filamentos com mais de 1kg, desde que seja com 1,75mm.
O que a Method XL também trouxe da linha Method foi o conceito de máquina intuitiva, com os materiais já pré-configurados da linha Method, o processo para impressão 3D, seria basicamente importar o arquivo e enviar para impressão.
Outra grande tecnologia aplicada Method XL, que já conhecíamos na Linha Method anterior é o material de suporte solúvel ‘RapidRinse’, esse material como o nome já diz, se trata do suporte solúvel, mais rápido de ser removido, com auxílio da central de remoção da UltiMaker, podemos acelerar ainda mais esse processo e ter um modelo impresso sem marcas de suporte ‘breakaway’ e sem resíduo do suporte solúvel em algumas horas.
Para gerenciar tudo isso contamos com já conhecido Makerbot CloudPrint, que gerencia impressoras, impressão através de uma plataforma na nuvem, com ele temos acesso a quantidade de material, escolha de Extrusor, podendo usar as configurações já pré-estabelecidas pelo fabricando ou configurar todos os parâmetros conforme necessidade e conhecimento.
Mesmo com pouco tempo desta nova estratégia, mas, já é possível visualizar que esta fusão de duas grandes marcas criou uma sinergia imensurável no mundo da manufatura aditiva.
Fonte: LWT Sistemas