O termo Tecnologia Assistiva ainda é desconhecido pelo público em geral, mas as pessoas com deficiência, seus familiares e profissionais da área, sabem o quanto é fundamental para eliminar barreiras e possibilitar acessibilidade com autonomia e independência.

Para entender melhor a importância da Tecnologia Assistiva e o que de fato a define, é necessário compreender o público a quem se destina: pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Definir ‘Deficiência’ não é tarefa simples, pois o termo está em permanente construção e é definido culturalmente. Importante destacar que a deficiência não pode ser considerada como um atributo pessoal, mas como uma desvantagem que é construída a partir das relações estabelecidas na sociedade em que vive.

A definição mais apropriada é a dada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que reconhece que: “A deficiência é um conceito em evolução e que a deficiência resulta da interação entre pessoas com deficiência e as barreiras atitudinais e ambientais que impedem sua plena e efetiva participação na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas”.

Portanto, a importância da Tecnologia Assistiva, pois o recurso adequado poderá eliminar as barreiras existentes e, consequentemente, as desvantagens que se colocam nos diversos ambientes e situações em que a pessoa vive.

Tecnologia Assistiva e a contribuição da impressão 3D 3

Mas afinal, o que é Tecnologia Assistiva?

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (Comitê de Ajudas Técnicas, Corde/SEDH/PR, 2007).

Pode ser considerada Tecnologia Assistiva, desde acessórios muito simples:    colher adaptada, lápis com empunhadura engrossada, plano inclinado para leitura, pauta ampliada em cadernos, etc. até sofisticados programas especiais de computador; projetos de engenharia, entre outros, sempre visando à acessibilidade.

O conceito acessibilidade é bastante amplo e está associado à melhoria na qualidade de vida das pessoas, assim, para que uma sociedade seja inclusiva e seja para todos e todas, deve atender às seis dimensões de acessibilidade: arquitetônica, comunicação, metodológica, instrumental, programática e atitudinal.

Tecnologia Assistiva e a contribuição da impressão 3D

Falar em Tecnologia Assistiva é falar em inovação, pois a cada dia novas ideias, projetos e possibilidades são pensados e projetados para facilitar a vida de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. E, falando em inovação, nada mais inovador que a impressão 3D, com suas infinitas possibilidades de aplicação já pode ser considerada importante aliada nos mais diversos projetos de acessibilidade.

Tecnologia Assistiva e a contribuição da impressão 3D

A impressão 3D pode auxiliar desde projetos de alto custo até simples adaptações para auxiliar em atividades de vida cotidiana. É possível a impressão de órteses, próteses, aparelhos auditivos, mapas táteis, reprodução de obras de artes, mãos biônicas e artefatos diversos, que podem ser adaptados perfeitamente às medidas antropométricas de cada pessoa, possibilitando melhor adequação às necessidades individuais.

Tecnologia Assistiva e a contribuição da impressão 3D 1

Veja também

Impressora 3D ajuda no Pré-Natal do Bebê

Ilustração 3D ajuda no Tratamento de Fobias

Manufatura Aditiva pode acabar com Testes em Animais

Impressão 3D de biomodelos salvando vidas humanas

Prótese de costela impressa em 3D salva paciente

Eventos relacionados

LWT Sistemas participará do TOM SP 2015

×