Dando continuidade a sequência de post sobre as aplicações de uma impressora 3D, como já abordamos temas moldes de injeção plástica e obtenção de peças em poliuretano através de uma impressora 3D, iremos falar esta semana sobre a impressão 3D de moldes de sopro.
O processo de sopro é muito utilizado para produzir peças plásticas sem preenchimento e, normalmente, com paredes muito finas, onde um pedaço de termoplástico (com ou sem pré-forma) é inflado com ar quente até tomar a forma do molde utilizado. Este processo é muito utilizado para a fabricação de pequenos recipientes, como por exemplo, garrafas para bebidas, embalagens para produtos de beleza e limpeza como shampoos e cremes, bem como para a produção de grandes peças, como tanques de armazenamento, tambores, etc.
Durante o processo de desenvolvimento, as necessidades da indústria e suas principais “dores” são muito simulares ao que descrevemos em nosso post sobre a impressão 3D de moldes para injeção plástica, onde para se obter uma peça no material que se deseja, gasta-se muito tempo e dinheiro.
Da mesma forma que conseguimos utilizar o Digital ABS para a impressão 3D de moldes para injeção plástica, podemos utilizá-lo para a impressão 3D de moldes de sopro.
Veja no filme abaixo (Legendas em português) todo o processo de sopro de forma clara e objetiva:
Benefícios da impressão 3D de moldes de sopro:
- Economia de tempo comparado ao processo usinado – entre 85% e 95%;
- Redução de custos durante a fase final de desenvolvimento – entre 75% e 95%;
- Maior eficiência no processo – criação física do molde de sopro usando o processo simplificado de impressão 3D;
- Rápida e fácil revisão das peças finais e moldes;
- Obtenção de peças no material final de produção para uma validação de design e para uma validação funcional real.
Também no caso da Impressão 3D de moldes de sopro, como foi no caso da impressão 3D de moldes para injeção plástica, o objetivo de um molde impresso não é o de substituir o ferramental de produção e sim o de reduzir o ciclo de desenvolvimento de produto, substituindo de forma rápida e com um custo muito menor as ferramentas usinadas em alumínio.
Quando a impressão 3D de moldes de sopro é indicada
- Pequena quantidade de peças – de 1 a 1000 peças;
- Processos de sopro por extrusão (EBM – Extrusion Blow Molding) ou via injeção (IBM – Injection Blow Molding);
- Utilizado para os seguintes materiais: PP, LDPE, HDPE e PET;
- Tamanho da embalagem: aproximadamente 1 litro;
- Quando a peça requer uma verificação de design e funcionalidade antecipada evitando assim retrabalhos nos moldes de produção.
Em nossos últimos três posts falamos sobre como a impressão 3D pode ajudá-lo reduzindo sensivelmente os tempos e custos do ciclo de desenvolvimento de produto. Na semana que vem, falaremos sobre como a manufatura aditiva poderá ajudá-lo no chão de fábrica com a impressão 3D de dispositivos de controle e montagem, peças para serem utilizadas diretamente nos braços de robôs, etc.
Siga o nosso blog e nossas mídias sociais para acompanhar as diversas aplicações que uma impressora 3D pode oferecer para você ou para a sua empresa e agende uma visita para que possamos ajudá-lo na construção de sua solução através do telefone (11) 3232-0532, pelo e-mail comercial@lwtsistemas.com.br ou pelo formulário de contato.
Veja também
Impressão 3D no processo de fundição
Sobre o autor:
Vitor Hugo Jacob é engenheiro de automação e controle, atua há mais de 20 anos com tecnologias 3D, presidente da LWT Sistemas, entusiasta em novas tecnologias e principal apoiador no processo de popularização e democratização das tecnologias 3D no Brasil.