Impressora 3D Stratasys fabricam trenós da equipe norte-americana de luge

A Stratasys anunciou uma parceria com a equipe de luge dos EUA para introduzir a tecnologia de manufatura aditiva na busca pelo ouro em Pyeongchang, Coréia do Sul.

Aproveitando a tecnologia de impressão 3D da Stratasys, a USA Luge agora é capaz de construir e testar trenós de corrida personalizados, sob medida para o corpo de cada atleta, de forma mais rápida e econômica.

A USA Luge tira proveito de uma ampla gama de materiais de alto desempenho da Stratasys para imprimir em 3D todo o ferramental usado para a fabricação de trenós compostos de fibra de carbono.

Tudo personalizado

A funcionalidade avançada da tecnologia FDM permite um alto nível de customização impossível de alcançar com a utilização das técnicas tradicionais de fabricação – um fator de sucesso crítico em trenós de corrida que, muitas vezes, viajam a velocidades superiores a 140 quilômetros por hora.

A manufatura aditiva é um fator indispensável para a construção de mandris para o Doubles Tower, uma estrutura localizada na parte frontal do trenó, usada para posicionar com precisão as pernas dos pilotos durante a competição.

Extremamente difícil de fabricar devido à sua geometria complexa, a estrutura garante o ajuste e a posição adequados do atleta durante a corrida.

Impressora 3D Stratasys

Utilizando o material lavável Stratasys ST-130 para a aplicação “Sacrificial Tooling”, os designers da equipe imprimiram o modelo do mandril em 3D, revestiram com material compósito e realizaram a cura, depois fizeram o processo de lavagem do material Stratasys para obter a peça com a cavidade desejada, tudo em menos de uma semana.

“Por ser uma corrida competitiva, o luge é um esporte extremamente exigente, onde frações de segundo são a diferença entre ganhar e perder.

Nossos atletas dependem de trenós com designs aerodinâmicos e confortáveis para ganhar corridas”, afirma o gerente de programas técnicos do USA Luge, Jon Owen.

Ele prossegue: “Ao firmarmos a parceria com a Stratasys, nós nos tornamos muito mais competitivos no cenário mundial, ajustando continuamente o design e voltando para a pista muito mais rápido do que com o uso de processos tradicionais.

Além disso, nós conseguimos balancear conforto e desempenho, adaptando o trenó ao corpo de cada atleta, e ao mesmo tempo, minimizando o custo e o tempo de fabricação”.

Os trenós são personalizados de acordo com os atletas

Design futurista

Com base no sucesso da construção da peça Doubles Tower, a equipe de luge dos EUA impulsionou a tecnologia de fabricação dos trenós para ainda mais longe, ao imprimir em 3D todo o ferramental do corpo do trenó.

Este design particular incorpora uma seção intermediária removível, que permite que o comprimento da ferramenta seja ajustado com base na altura de cada atleta.

Impulsionados por esses esforços durante a prototipagem, os designers estão atualmente usando esta mesma ferramenta para os componentes finais do trenó utilizados durante a competição.

“Os clientes da Stratasys expandem os limites de desempenho, eficiência e confiabilidade com ferramental, protótipos e peças de produção impressos em 3D.

A parceria com o USA Luge é o exemplo perfeito de um ambiente em que nossa tecnologia de manufatura aditiva permite atender necessidades críticas dos clientes em aplicações especializadas”, comenta Scott Sevcik, vice-presidente de soluções de manufatura da Stratasys.

“Estamos orgulhosos de nos associar ao Team USA, uma das melhores equipes de esportes de inverno, para ajudá-los a aplicar o poder da tecnologia FDM para continuar se movendo mais rápido, na loja e na pista”.

As corridas de luge em Pyeongchang aconteceram entre 10 e 15 de fevereiro, com os trenós competitivos impulsionados pela Stratasys liderando o caminho.

Para mais informações sobre como a Stratasys pode acelerar seus negócios e impulsionar estratégias de manufatura, clique aqui.

Veja também:

Mapeamento aéreo aumenta produtividade no campo

×