Conhecendo o Portfólio Dassault Systèmes – Soluções para Simulação na Indústria
Iniciaremos essa série de 3 “capítulos” falando sobre a importância da simulação na indústria.
Em um mercado cada vez mais dinâmico, onde existe uma necessidade de se lançar produtos cada vez mais rapidamente, muitas empresas disputam essa corrida tendo que lançar seus produtos sem um teste minucioso e detalhado. A qualidade do produto fica por conta do know-how de fabricação e do tempo do produto no mercado.
Para que tenhamos um produto confiável e duradouro, há uma necessidade de validar esse produto para lançamento, essa validação pode ser feita pela própria empresa, que necessita investir em processos de qualidade ou a empresa contrata serviços de terceiros.
Para que a empresa possa validar o produto podemos realizar testes físicos e virtuais, utilizando protótipos ou usando o modelo 3D.
Um teste, mesmo que virtual, pode custar algumas centenas de milhares de reais. Um produto pode demandar um ou mais testes/simulações. Muitas vezes, o investimento em um software high-end para simulação, combinado com profissionais especializados, pode ser a solução para redução de custos e do time-to-market.
Nos últimos anos tem surgidos vários softwares que possuem uma grande tecnologia embarcada para simulação. Alguns chamam esta tecnologia de machine-learning, outros chamam de inteligência artificial e até outros termos.
No final-do-dia, o que realmente conta, é que algumas modalidades de simulação passaram a ser mais democráticas. Estão disponíveis a mais pessoas, a mais empresas e deixaram de ser rocket science.
Notem que, a dificuldade de operação foi reduzida, mas como boa prática, sempre vale ter um profissional dedicado a teste tipo de tarefa, treinado e certificado.
Qual a importância da simulação na indústria?
O software de simulação na indústria serve para modelar, testar e otimizar processos, sistemas e produtos antes da implementação no mundo real. Ele é utilizado em diversas áreas, como manufatura, logística, engenharia e gestão, proporcionando benefícios como:
- Redução de Custos – Evita desperdícios com testes físicos e erros de projeto.
- Melhoria na Tomada de Decisão – Permite testar diferentes cenários e prever impactos antes da execução.
- Otimização de Processos – Identifica gargalos e melhora a eficiência operacional.
- Segurança – Simula situações críticas sem riscos para equipamentos ou trabalhadores.
- Desenvolvimento de Produtos – Testa designs e funcionalidades sem necessidade de protótipos físico.
No vasto portifólio de soluções de simulação da Dassault Systèmes, temos a possibilidade de utilizar soluções para usuários sem experiência alguma em software de simulação e soluções para usuários com anos de experiência no setor de simulação portanto, “Democraticamente” há soluções para todos os perfis profissionais da área de engenharia.
Exemplo disso é que no SOLIDWORKS STANDARD pacote inicial do SOLIDWORKS, já tem um módulo chamado SimulationXpress, esse é um módulo de simulação baseado em assistente dentro do SOLIDWORKS; atribuímos um material ao nosso modelo, aplicamos acessórios e cargas e, em seguida, executamos a simulação para resolver o problema.
O que posso fazer no SimulationXpress?
O SimulationXpress tem algumas limitações que não existem em outros pacotes de simulação; elas podem ser divididas em quatro áreas principais: geometria, cargas/dispositivos de fixação, malhas e, finalmente, resultados.
O SimulationXpress só pode analisar peças, não pode lidar com montagens ou peças multicorpos. Isso pode não ser um obstáculo para alguns usuários que desejam testar apenas uma peça isoladamente, em vez de uma coleção de peças.
Portanto esse módulo pode tranquilamente ser útil para iniciantes.
Agora se houver a necessidade de algo mais intermediário ou avançado existem outras soluções dentro do portfólio Dassault Systèmes tanto para SOLIDWORKS SIMULATION quanto para o SIMULIA.
O SOLIDWORKS Simulation adota uma abordagem de dimensionamento para acessar o recurso. Isso nos permite oferecer as ferramentas mais adequadas para um determinado trabalho. Maximizando o valor agregado pela simulação ao longo dos ciclos de projeto.
Por exemplo, o Simulation Standard permite que os usuários guiem projetos realizando análises de tensão, fadiga e movimento.
O Simulation Professional baseia-se nisso, oferecendo procedimentos adicionais para entender o comportamento térmico, a flambagem global e local ou as frequências de extração, quando necessário. Existe até otimização de topologia para ajudá-lo a maximizar o desempenho do seu projeto.
O Simulation Premium adiciona novamente isso, oferecendo procedimentos não lineares e a capacidade de executar eventos dinâmicos e entender o comportamento composto.
Para especialistas em domínio, há também o SOLIDWORKS PLASTIC e o SOLIDWORKS FLOW SIMULATION
Os plásticos permitem que os usuários simulem as operações de conformação e interroguem o projeto da ferramenta para garantir que o produto final corresponda ao projeto original.
O Flow permite que os usuários observem o fluxo interno e externo, como visto em sistemas eletrônicos de resfriamento e HVAC e muito mais.
E todas essas ferramentas são acessadas, em sua área de trabalho, por meio da interface intuitiva do SOLIDWORKS.
Para soluções mais avançadas devemos partir para o SIMULIA
Definição: SIMULIA é uma suíte de soluções de simulação realista que proporciona insights precisos para a otimização de projetos, processos e produtos.
Os aplicativos de simulação de física fornecem recursos avançados de FEA integrados à plataforma 3DEXPERIENCE.
Eles oferecem a capacidade de realizar simulações estruturais avançadas, incluindo efeitos não lineares.
Em geral, a não linearidade surge devido ao seguinte: Resposta geométrica (por exemplo, grandes deslocamentos/rotações) Comportamento do material (por exemplo, hiperelasticidade) Efeitos de contorno (por exemplo, contato)
Os aplicativos abrangem o fluxo de trabalho completo para criar, executar e avaliar uma determinada simulação. O paradigma é conhecido como MSR: Modelo (define um objeto físico) Cenário (define o que acontece com o objeto físico) Resultado (ilustra como o objeto físico responde à ação aplicada).
Capacidades do SIMULIA
Domínios de Marca por Estruturas: simulação baseada em 3DEXPERIENCE conduzido integração com projeto, fabricação e outras disciplinas de simulação, permitindo a exposição a todas as partes interessadas.
- Fluidos: Simulação de fluxo constante ou instável de gases e líquidos, com turbulência, transferência de calor, espécies e reações químicas, movimento e fluido mistura.
- Eletromagnética: Estática e dinâmica, elétrica e simulação de campo magnético, em frequência total intervalos.
- Dinâmica Multicorpo: Movimento e carregamento de sistemas de sistemas multicorpos rígidos e flexíveis desde submontagens até simulação de sistema completo.
- Vibro-Acústica: Transmissão de ruído e vibração através da propagação de ondas em estruturas, fluidos e materiais poroelásticos.
- Conhecimento e Know How Captura e Reutilização: Link diferentes produtos de software, capturar e automatizar o processo, e aplicar otimização em busca de o melhor desenho.
No nosso próximo artigo iremos abordar detalhadamente sobre os ambientes de simulação citados nessa primeira parte, além de falar também sobre o MODSIM que é um termo usado para Modelagem e Simulação unificadas em um modelo de dados comum.
Resumindo, temos soluções para todos os níveis desse ambiente que necessita know-how do produto, expertise do usuário entre outras características. A simulação é necessária para teste virtual dos produtos, reduzindo matéria prima e consequentemente redução de custos, porém, hoje ela se mostra acessível não apenas pelo valor agregado a solução, mas também pela praticidade das ferramentas de assistente para setup da simulação.