Graças à tecnologia que a impressora 3D Stratasys Polyjet disponibiliza, possibilitam aos usuários, cirurgiões do Hospital Universitário (CHU), localizado na França, conseguiram identificar tumores renais por meio de modelos 3D impressos.
A tecnologia da impressora 3D Stratasys Polyjet
A Stratasys é uma empresa pioneira em soluções de impressão 3D. Graças a sua tecnologia de impressão 3D em resina e sua grande variedade de materiais, as impressoras 3D Stratasys conseguem atender praticamente todas as áreas da indústria. Desde a área automotiva e aeroespacial até a área médica.
Um dos materiais que está salvando vidas em na medicina é o “VeroClear”, um material translucido.
Com este material fornecido pela Stratasys, é permitido imprimir objetos e enxerga-los internamente.
No caso desse Hospital da França, o objeto em questão, são rins que podem salvar a vida de muitos pacientes.
Impressoras 3D Stratasys Polyjet revolucionando a medicina
Graças à tecnologia avançada das impressoras 3D Stratasys Polyjet, a medicina consegue fazer coisas incríveis e ampliar as possibilidades de salvar muitas vidas.
Um dos grandes diferenciais é o trabalho realizado que por meio de ressonâncias magnéticas possibilita obter um 3D de órgãos imprimíveis. Através desse processo é possível identificar avarias nos órgãos antes do médico realizar alguma cirurgia ou operação de grande risco.
É possível identificar, por exemplo, estruturas abaladas, câncer localizado e diversas informações cruciais para a operação. E até mesmo fazer uma pré-cirurgia no órgão impresso, aumentando as chances de sucesso na cirurgia final.
Com órgão impresso com extrema precisão, o médico já tem uma visão prévia do desafio que será o procedimento e se preparar melhor.
Identificando os tumores renais
Graças a utilização do material transparente “VeroClear” utilizada na impressora Stratasys Objet500 Connex 3, os médicos conseguem ter uma visão mais aprofundada do órgão em questão.
No caso do rim dos pacientes o material transparente “VeroClear” permite os médicos a verem o interior do RIM e saber identificar a profundidade e onde o tumor reside.
Também graças a esse material, conseguem identificar as artérias e as cavidades que coletam urina, podendo perceber se alguma artéria está tocando o tumor. Então, o rim é impresso com 3 tipos de materiais para compor o melhor modelo:
- O transparente para identificar a massa volumétrica do RIM e enxergar o seu interior;
- O vermelho para mostrar as artérias;
- O amarelo para o trato excretor.
Dessa forma, com um modelo quase que exato do próprio RIM os médicos conseguem ter uma visão 360 graus do órgão em suas próprias mãos.
Médicos que já utilizam a tecnologia afirmam que a única coisa mais precisa do que o órgão impresso pelas impressoras 3D Stratasys é o próprio órgão do paciente.
Veja Também:
As tecnologias 3D são aliadas na academia médica
Modelos Vasculares impressos em 3D e seus beneficios