Os esportes eletrônicos, ou os chamados eSports estão conquistando espaço, investimentos e audiência que podem se igualar e até superar os esportes tradicionais no mundo todo e aqui no Brasil também. Só neste ano de 2016 o Brasil se tornou palco de grandes eventos internacionais de esportes eletrônicos, além dos torneios nacionais que vem crescendo no país nos últimos anos. Nesta semana de outubro, por exemplo, a cidade de São Paulo sediou uma das maiores competições de Counter Strike: Global Offensive do mundo e, em Curitiba aconteceram as finais do International Wildcard Qualifier de League of Legends, no mês de setembro. É a primeira vez que um país da América do Sul foi sede de campeonatos dos eSports mais disputados do planeta.

Um estudo divulgado recentemente pela Newzoo, uma empresa líder mundial em games e esportes de tecnologia mobile, aponta que a audiência de eSports em relação aos esportes tradicionais já é maior. De acordo com a pesquisa, 76% dos entrevistados afirmaram que praticamente substituíram o tempo de audiência aos jogos de futebol, para acompanhar as transmissões das disputas de jogos eletrônicos. Esses números têm chamado a atenção dos empresários do esporte, para investir fortemente neste mercado. Entre os entusiastas, estão principalmente os grandes clubes internacionais de futebol, e basquete.

eSports: A modalidade que está invadindo as arenas esportivas 1

O Paris Saint-Germain é um desses casos, e está criando uma franquia de eSports, que promete se alinhar às maiores competições mundiais. A iniciativa do clube francês é ambiciosa, mas aproveita os bons ventos da modalidade virtual do esporte, para fortalecer a relação com os milhares de torcedores e para ganhar mais visibilidade para além das fronteiras europeias. Já a CBF vai organizar um campeonato brasileiro de futebol eletrônico usando o game “PES 2017”. O torneio será chamado de e-Brasileirão, e abrirá mil vagas para cada um dos clubes da Série A do Brasileirão 2016. E não para por aí! Em 2017 a cidade do Rio de Janeiro realizará a primeira edição da Brasil Game Cup (BGC) fora do megaevento Brasil Game Show, apostando em torneios regionais.

Esses exemplos são só uma amostra do que está por vir, no mundo do eSport, já que demanda e terreno não faltam para a expansão da modalidade que movimenta dezenas de milhões de reais a cada edição, e ajuda a fomentar o mercado das novas tecnologias. Uma das explicações para o fenômeno do “boom” dos campeonatos de games é o avanço das tecnologias de design 3D e de interação virtual que proporcionam cada vez mais realismo para as disputas. O conceito de realidade aumentada também é um aliado da indústria de eSports, pois proporciona uma experiência única para o atleta virtual.

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Mas não são só os jogadores que ganham com esse movimento! Os fãs de esportes podem acompanhar os campeonatos presencialmente e também pelas transmissões ao vivo dos grandes canais esportivos da TV paga. Até mesmo o bom e velho boteco já está se atualizando para exibir as disputas de eSports, com aquele clima descontraído entre amigos, petiscos e cerveja.

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