A evolução dos painéis solares no cotidiano 2

A evolução dos painéis solares no cotidiano

Painéis solares são cada vez mais usados em nosso dia-a-dia para gerar energia sustentável e não prejudicar o meio ambiente.

De residências a lugares públicos, muitas vezes os painéis solares já estão presentes para gerar energia para toda uma localidade

Se 100% da energia solar que recebemos fosse aproveitada, nós teríamos cerca de 1800 vezes mais energia do que consumimos em todo o planeta.

Como funciona um painel solar?

O painel fotovoltaico, por exemplo, tem a composição de: molduras de alumínio, vidro especial, películas encapsulantes, células fotovoltaicas, fundo protetor e uma caixa de junção.

O processo é simples: O painel vai reagir com a luz do sol e produzir energia elétrica. Os painéis são conectados aos outros e então são conectados a um inversor solar.

O inversor solar converte a energia solar dos painéis voltaicos (CC) em energia elétrica que pode ser usada normalmente (CA). A energia que sai do inversor solar vai para o “quadro de luz” e é distribuída para o local desejado.

A energia produzida pelo sol é tão potente que consegue fornecer energia para uma casa inteira e pode ser usada para todos os eletrodomésticos (TV, Aparelhos de som, computador e etc…) e até mesmo para a iluminação do local.

A evolução dos painéis solares no cotidiano

Se for produzida mais energia solar do que necessário para utilização, ela é poderá ser  armazenada em uma bateria para ser utilizada quando não houver a luz do sol.

As principais vantagens de um painel solar

Os painéis solares são resistentes a granizo e outros impactos, por possuir um vidro temperado de 3.22mm.

Uma importante vantagem é que um painel solar chega a durar, em sua total funcionalidade cerca de 25 anos e com necessidade mínima de manutenção.

Em países tropicais como o Brasil a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território.

Quais os principais países do mundo a utilizarem os painéis solares?

Os principais países que utilizam os painéis solares são a Alemanha (35.5 GW), Japão (13.6 GW), China (18,3 GW), Itália (17.6 GW) e Estados Unidos (12 GW).

Ao que tudo indica até 2018 o Brasil entrará na lista dos 20 maiores países que utilizam energia solar.

Enquanto isso, na França  está sendo instalado o primeiro trajeto na rodovia feito com painéis solares. O trajeto projetado tem uma distância de aproximadamente, e custou cerca de US$ 5,2 milhões (R$ 17 milhões).

A evolução dos painéis solares no cotidiano 1

Essa iniciativa servirá como teste para ser aprimorada e, com o tempo, haverá mais rodovias com painéis solares no trajeto e poderão até iluminar cidades inteiras.

 Veja Também:

Carros elétricos irão mudar nossa forma de consumo

Um novo modelo para a inovação na industria 

Solar Impulse 2 faz volta ao mundo com energia solar

 

Leia mais conteúdos

Receba nossa newsletter em primeira mão

Recebemos seu contato!

Em breve, um de nossos especialistas entrará em contato com você. Agradecemos o seu interesse.

Quer descobrir a solução certa para suas necessidades?
Temos um especialista pronto para te ajudar