A evolução da tecnologia FDM: F3300

A Stratasys® lançou durante a conferência FORMNEXT na Alemanha, um equipamento que irá evoluir o cenário da manufatura aditiva. A Stratasys F3300 Dos mesmos criadores da tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling), a impressora 3D F3300 chegou para estabelecer um novo padrão para a tecnologia FDM. O design e tecnologia implementados no equipamento irão transformar a forma como a tecnologia é utilizada dentro de diferentes tipos de indústrias: aeroespacial, automotiva, militar, bens de consumo e bureau de serviços. “Este sistema de manufatura aditiva de última geração permite os clientes escalar a produção e reduzir a necessidade de combinação entre soluções de manufatura aditiva e tradicional” disse Rich Garrity, Stratasys Chief Industrial Business Unit Office. “Os crescentes desafios da cadeia de suprimentos global, as limitações de capacidade convencionais e a complexidade das aplicações estão colocando maior estresse no processo de fabricação. A F3300 capacitará os clientes a acelerar o desenvolvimento de produtos, permitindo-lhes inovar, mais rapidamente, superar os desafios de produção, ser mais rápidos no “Go to market e maximizar o ROI” A F3300 é o mais novo lançamento da tecnologia FDM da Stratasys e deve chegar ao mercado em fevereiro de 2024, compondo o portfólio de equipamentos que já possui a F900, F770, Fortus 450/380 e a família F123 Series. Entre as melhorias da F3300 se destaca a alta velocidade de movimentação e impressão, redução do custo por peça impressa e a qualidade final da peça onde a Stratasys conseguiu aumentar a repetitividade e a precisão em 25%, comparando com os seus outros equipamentos. Quando falamos em impressoras 3D – de produção –  sabemos que a produtividade junto com precisão e repetitividade são pontos cruciais para os setores industriais. A F3300 consegue ser até 2 vezes mais rápida, comparado a outros equipamentos FFF Industriais.FDM F3300 Essa diferença de produtividade se deve aos avanços na tecnologia implementados no equipamento contendo mais de 25 novas patentes.
  • Velocidade de movimentação: Sistema de movimentação novo utilizando motores lineares.
  • Velocidade de extrusão: Novos extrusores mais potentes e rápidos.
  • Auto calibração: Sem necessidade de interação com o operador e 5 vezes mais rápida comparando com outros equipamentos FDM.
  • Multi – extrusores: Equipamento possui 4 extrusores, sendo possível utilizar diferentes alturas de camadas e combinações de cores na peça, a troca dos extrusores é feita de forma automática durante a impressão.
  • Sistema de secagem de filamento integrado na baia de material.
    FDM F3300
    Imagem III: Equipamento Stratasys F3300
    O equipamento F3300 possui um volume de impressão de 600 x 600 x 800 mm. Atualmente conta com 4 materiais disponíveis para a impressão, ASA, PC, Ultem 9085 e Nylon CF12. Sendo que, outros materiais serão lançados no futuro. O equipamento possui interface de fácil utilização, tornando o processo muito mais fácil para o operador e apresenta redução de custo de 25% a 45% por peça impressa, comparado com outros equipamentos Stratasys FDM e FFF industriais. A redução de custo é consequência das melhorias de hardware, redução do custo de operação e um custo menor por centímetro cúbico de material. A decorrência de tudo descrito acima é a evolução da tecnologia FDM, que já atende ao mercado há mais de 30 anos e, agora, com esse equipamento irá atender de forma mais eficiente a demanda do mercado diversos setores industriais. Saiba que o corpo técnico da LWT Sistemas está sempre preparado para auxiliar você de forma personalizada e intensiva. Permitindo que você faça sempre a melhor escolha, e no momento que você conseguirá aproveitar as soluções de maneira adequada. Temos as melhores Soluções com ferramentas CAD como CATIA, SOLIDWORKS, ferramentas exclusivas em nossa plataforma de negócios 3DEXPERIENCE e um extenso portfolio em Impressoras 3D Stratasys e UltiMaker Fonte: LWT Sistemas
×