Usinagem otimizada, soluções CAM do SOLIDWORKS
CAM Visão Geral
Antes de iniciarmos, é importante revisarmos a definição dos principais termos do mercado para softwares de engenharia mecânica. Primeiro temos a sigla “CA” que nada mais é que uma abreviação para Assistido por computador (Computer-Aided), partindo disso, as siglas mais usadas são “CAD” (Desenhos Assistido por computador), “CAE” (Engenharia Assistida por computador e finalmente o “CAM” (Manufatura Assistida por Computador).
Quando pensamos na terminologia “CAM” o mais comum fazer uma associação direta com os processos de usinagem, pois, dentre os processos de manufatura auxiliados por computador, a usinagem é o processo que se faz presente na maior parte das indústrias e também foi uma das primeiras técnicas de fabricação apoiadas pela computação. Por essa razão vamos abordar os próximos tópicos do ponto de vista da usinagem, sem nos esquecer que em linhas gerais os benefícios se estendem para outros processos de fabricação que possam ser assistidos por computador.
Simulando diferentes estratégias de fabricação
Os altos custos envolvidos na estruturação mínima necessária de uma planta de usinagem fazem com que as empresas estejam sempre preocupadas em manter os equipamentos sempre em baixos níveis de ociosidade. Para isso existem algumas estratégias que são utilizadas, como a melhorias de dispositivos visando a redução do tempo de setup e otimização do programa CNC para diminuir o tempo de ciclo.
Sem o uso de uma ferramenta CAM, todo esse processo de otimização e melhoria, acaba gerando muitas horas de improdutividade do equipamento, promovendo a redução do rendimento global da operação. Com as ferramentas CAM disponíveis, que podem ser associadas ao SolidWorks, podemos facilmente realizar a simulação de diferentes estratégias de usinagem, permitindo que esse tipo de análise possa ser executada ainda durante o processo de design de um produto, além disso, podemos simular múltiplos cenários para a produção de uma mesma peça e após finalizada uma análise, caso exista alguma alteração no produto final, podemos facilmente realizar a atualização de todos os testes realizados no ambiente CAM para aquele produto.
Maior precisão na elaboração de orçamentos
A cada dia, tem se tornar ainda mais desafiador trabalhar com equipamentos de usinagem, seja ele voltado para a produção itens seriados ou para fabricação de componentes especiais de baixa tiragem, as dificuldades são as mesmas. Em primeiro lugar colocamos na equação o alto custo de aquisição dos equipamentos, seguido pela baixa oferta de mão de obra especializada, que faz com que o custo de contratação de profissionais seja elevado, também devemos considerar a necessidade ampliada de espaço físico. Lembrando que essas características também são observadas na maior parte dos equipamentos destinados à produção industrial.Além dos custos fixos, também devemos considerar os custos variáveis como a matéria-prima e o gasto com ferramentas de corte e pastilhas, que, em geral, apresentam pouca variação de preço entre as empresas que concorrem na área de usinagem em uma mesma região, dessa forma, podemos entender que o que realmente fará com que sua empresa se torne mais competitiva, está associado à sua capacidade de realizar boas previsões do processo de usinagem.
Com o auxílio do CAM você conseguirá verificar o tempo de ciclo da usinagem de uma peça muito próximo do tempo real, garantindo que o seu orçamento esteja devidamente alinhado com sua necessidade, também será possível realizar a eventuais estudos de redução de tempo para os itens já em linha e podendo aumentar sua capacidade de produção atual e sua lucratividade.
Sobre o portfólio CAM para SolidWorks
Existem alguns caminhos para os usuários de SolidWorks que desejam trabalhar com soluções CAM, sendo possível fazer o upgrade direto da sua licença do SolidWorks acrescentando um pacote da família SolidWorks CAM, para quem trabalha na plataforma 3DEXPERIENCE, podemos trabalhar com as roles específicos de manufatura como o NC Mill-Turn Machine Programmer e o NC Milling Machine Programer, além de outros módulos para aplicações mais específicas. Não podemos no esquecer que devido ao alto nível exigido para o desenvolvimento de ferramentas parceiras SolidWorks, também é possível alcançar excelentes resultados com ferramentas especificas desenvolvidas por empresas com forte tradição no mercado de usinagem que se integram facilmente com o SolidWorks.
Para mais informações, não deixe de entrar em contato com nossa equipe técnica, que está de prontidão para atendê-lo!
Fonte: LWT SISTEMAS