Série Neo® Estereolitografia

Série Neo® Estereolitografia

Série Neo® Estereolitografia 

Stratasys

A tecnologia de estereolitografia (SLA) foi o primeiro método de impressão 3D desenvolvido. Seu lançamento ocorreu no ano de 1984, visando apenas a produção de protótipos.
Desde então, seguiu seu desenvolvimento chegado a equipamentos de alta performance, sendo utilizados para outros tipos de aplicações, além de prototipagem, com grandes níveis de resolução e muitas possibilidades de materiais.
A STRATASYS sabendo do grande potencial da tecnologia, acaba de atualizar sua linha de equipamentos SLA com as novas impressoras da Série NEO®, sendo equipamentos de alta performance que permitem entregar um dos melhores níveis de resolução para protótipos do mercado, explorando diferentes tipos de aplicações.

Como funciona a tecnologia de SLA?

Como toda tecnologia de impressão 3D, a estereolitografia trabalha com modelos tridimensionais, confeccionando as peças de maneira aditiva. Os equipamentos contêm uma cuba de resina líquida fotossensível, curável através de um laser UV. Este laser de alta precisão é guiado até a cuba de resina através de um conjunto de espelhos e, quando em contato com a resina, faz com que as moléculas se unam transformando o material do estado líquido para sólido.
Uma característica presente nesse modelo de construção são as estruturas de suporte para sustentar as peças, esse suporte é construído durante a confecção do modelo e seu intuito é  ser destacado pós a impressão.

Série Neo® Estereolitografia
Fig.1 – Funcionamento Estereolitografia

 

Série Neo® – Stratasys

A linha de equipamentos de estereolitografia STRATASYS conta com 3 equipamentos com capacidade distinta de volume de impressão.
O primeiro equipamento do portfólio é a NEO450e uma impressora que apresenta um ótimo volume de impressão sendo de 450 x 450 x 400 mm (X, Y, Z) com um laser de feixe dinâmico de 1 watt, oferecendo precisão na construção de pequenos detalhes e baixa variabilidade na construção geral.
Outro equipamento presente no portfólio é a NEO450s que contém características muitos semelhantes com a versão NEO450e, porém apresenta um laser de feixe variável de 2 watts, permitindo a construção de peças de uma forma 40% mais rápida que o primeiro equipamento.
No topo dos equipamentos de estereolitrografia da STRATASYS, temos a NEO800, uma impressora de alta performance, com a possibilidade de construir grandes modelos sem a necessidade de seccionar peças. Seu volume de impressão é de 800 x 800 x 600 mm (X, Y, Z) sendo o maior do portfólio, além disso, o equipamento ainda conta com o laser de feixe variável de 2 watts, permitindo ótima velocidade na construção dos modelos. Uma característica muito interessante para todos os equipamentos da tecnologia, é seu sistema de material aberto, possibilitando diversas opções de materiais e atendimento de muitas aplicações.

Fig.2 – Equipamentos Neo® Stratasys

Quais são as possíveis aplicações com os equipamentos?

Por se tratar de um equipamento que consegue entregar excelente acabamento superficial e grande volume de impressão, as aplicações de prototipagem sempre foram muito exploradas, mas atualmente conseguimos observar que consegue entregar além de prototipagem, outras aplicações como: modelos para moldes de fundição e ferramentais rápidos.
Um ótimo exemplo de aplicação foi a OXFORD BROOKES RACING, que utilizou a plataforma de impressão da NEO800, juntamente com a resina COVESTRO SOMOS® para explorar a aplicação de moldes para conformação de fibra de carbono, auxiliando na produção de peças para os carros de corrida. Nesse estudo de caso os moldes possibilitaram a confecção tanto das asas dianteiras, quanto das asas laterais do carro de fórmula 1 o OBR19, sendo produzido um total de 24 peças apresentando redução de tempo e maior liberdade de design em relação aos métodos convencionais.

Fig.3 – Estudo de caso Oxford Brookes Racing

Stratasys possibilitando o futuro

A STRATASYS sendo líder mundial no mercado de manufatura aditiva, sempre foi muito conhecida com sua ótima tecnologia de FDM (FUSED DEPOSITION MODELING), e sempre buscou inovações em seu portfólio, trazendo as soluções necessárias para manufaturar diferentes tipos de produtos. A tecnologia de estereolitografia (SLA) é um ótimo exemplo dessa realidade, com diferentes tipos de aplicações e equipamentos de alta performance, a solução se monstra ideal quando se busca qualidade na confecção de protótipos e excelente velocidade de resposta, mantendo o desempenho necessário para potencializar o crescimento e seus resultados.

Fonte: LWT SISTEMAS

Leia mais conteúdos

Receba nossa newsletter em primeira mão

Quer descobrir a solução certa para suas necessidades?
Temos um especialista pronto para te ajudar