Moda e impressão 3D

A manufatura aditiva vem se consolidando como um ótimo recurso para diversas aplicações em muitos ramos da indústria, auxiliando às áreas de manutenção e produção com a criação de peças de reposição, peças finais e dispositivos de produção. Também está presente nos setores da medicina, auxiliando na criação de modelos anatômicos para planejamentos e estudos cirúrgicos e, mais recentemente, com novas tecnologias desenvolvidas pela STRATASYS, podemos observar a expansão das aplicações para a indústria da moda.

Com a tecnologia de manufatura aplicada a têxteis, é possível realizar impressões sobre tecidos, criando peças personalizadas, com ótimo acabamento, grande variedade de corres e toda a liberdade de criatividade e design que a tecnologia consegue oferecer.

3DFashion™

A 3DFashion™ é uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela STRATASYS em colaboração com designers de moda, visando a possibilidade de jateamento de resinas fotossensíveis sobre diferentes tecidos, para criação de peças personalizadas de moda.

Com o método de impressão das máquinas de POLYJET, presente na impressora J850 TECHSTYLE, os modelos impressos podem conter uma ampla gama de variação de cores e texturas, juntamente com a liberdade de design necessária exigida pelos artistas.

A J850 TECHSTYLE é a primeira impressora do mercado de manufatura aditiva, desenvolvida com o intuito de atender as demandas dos fabricantes de moda e resolver problemáticas envolvendo tempo de resposta e escassez de recursos, acelerando o processo de criação, sem restrições a geometrias complexas, visando a elaboração de modelos customizados.

Como funciona a impressão sobre tecido?

Assim como as outras impressoras da tecnologia de POLYJET a J850 TECHSTYLE contém o mesmo princípio de funcionamento, com o jateamento de resina fotossensível, que pós a exposição em luz UV, são curadas, atendendo o comportamento mecânico proposto pelo material. A diferença presente no equipamento está em alguns mecanismos do equipamento e ajustes, desenvolvidos especificamente para atender às características do processo para aplicação em tecido.

A primeira diferença no equipamento, em relação aos demais, é sua plataforma de impressão, que conta com um sistema de elevação para ser possível inserir o tecido que se deseja e realizar a impressão. Com esse sistema são possíveis inserir quaisquer tecidos desejados para fazer a impressão, abrindo também possibilidades de impressão sobre modelos já prontos, visando uma personalização única em cada peça de roupa.Moda e impressão 3D

Sobre a liberdade de escolha de qualquer tecido para a impressão, isso é possível devido ao mecanismo único de jateamento de resina, que permite que as resinas se prendam ao tecido por meio de adesão mecânica. Uma vez que as primeiras gotículas são absorvidas na fibra do tecido e polimerizadas, a conexão mecânica é criada e o restante da impressão é construído da forma que foi definida pelo usuário do equipamento, podendo apresentar diferentes formas e propriedades mecânicas, sendo construído tanto de forma flexível quanto de forma rígida, com a variedade de materiais que a tecnologia consegue oferecer.Moda e impressão 3D

Com a ideia de buscar aumentar a quantidade de aplicações no setor da moda, a STRATASYS lançou também um material exclusivo para o equipamento, o novo Vero™ContactFlex, usado para revestimentos transparentes e para criar a sensação de toque em estampas rígidas.

Como a 3DFashion™ vem ajudando o mercado da moda?

Hoje com essa tecnologia disponível já podemos observar algumas aplicações visando os excelentes recursos disponíveis, como foi a ideia da artista JULIA KOERNER no lançamento da “SETAE JACKET” em colaboração com a coleção lançada pela STRATASYS “CHRO-MORPHO”. A obra buscou explorar o tema da natureza reproduzindo uma visualização única da borboleta no pôr do sol de Madagascar.

Outro ótimo exemplo de aplicação foi o “kimono” desenhado por GANIT GOLDSTEIN na coleção de 2020 “WeAreAble”, em parceria com a STRATASYS, combinando métodos artesanais com impressão 3D direta no tecido, para reproduzir o estilo japonês de coloração “IKAT”Moda e impressão 3D

Manufatura aditiva alcançando diversificação

Com o desenvolvimento da impressão 3D para o setor de moda, podemos observar que é uma tecnologia que buscar auxiliar todos os setores de aplicação e trazer soluções para diversas necessidades. A tecnologia 3DFashion™ desenvolvida pela STRATASYS, consegue contemplar a liberdade de design e disponibilizar múltiplas escolhas de materiais digitais para atender a criatividade de cada artista, juntamente com a confiável plataforma de impressão que traz a possibilidade de personalização para o tecido desejado.

Se você está procurando por uma impressora 3D Stratasys, agenda uma visita com o nosso time técnico através do telefone (11) 3232-0532 ou se preferir utilize o nosso formulário de contato.

Fonte: Redação LWT SISTEMAS

×