Já pensou como a consultoria da manufatura aditiva pode ajudar sua empresa?
A palavra consultoria, veio do Latim. Ela também pode ser entendida como Consultare, ou seja, “receber um conselho de”.
Esse termo se originou da antiga Grécia, com os sacerdotes dos Oráculos de Delfos. Nessa época, esses sacerdotes eram os consultores da sociedade, pois sempre eram procurados em busca de conhecimento e para solucionar questões incompreendidas.
A consultoria de manufatura aditiva tem como principal objetivo capacitar pessoas a pensar de forma aditiva na concepção de seus projetos, o conceito de impressão 3D é muito mais complexo do que imaginamos, precisamos implementar uma nova cultura de engenharia para assim se beneficiar das oportunidades que a manufatura aditiva.
Processos de Consultoria:
1 – Capacitação:
Em termos gerais, a capacitação é o processo de assimilação de conhecimentos com o fim de realizar uma atividade. O conceito capacitação significa que qualquer pessoa pode adquirir conhecimento, destreza ou habilidade, portanto, é capaz de fazer algo com certa utilidade para si mesmo e para os demais. Com isso, iniciamos nosso processo com a capacitação de pessoas.
Treinamentos
Introdução a Manufatura Aditiva
Abordaremos desde a história da impressão 3D, passando por suas tecnologias e engenharias.
Materiais
Falaremos sobre os materiais e suas aplicações na indústria, os equipamentos compatíveis e as diferenças de hardware.
Software
Apresentaremos o sofware de fatiamento GrabCad e suas aplicações
Melhores Praticas
Ensinaremos como pensar de forma a otimizar o processo de impressão 3D de acordo com suas necessidades
Workshop
Manufatura Aditiva e suas aplicações
Na apresentação de aplicações da manufatura aditiva na indústria –iremos abordar os principais casos de sucesso em diversos segmentos. Quais as mudanças que a manufatura aditiva trouxe para o processo, quais os ganhos e materiais utilizados. Dentre elas a aplicação que abriu as portas para a manufatura aditiva na indústria Brasileira, a fabricação de dispositivos e gabaritos.
2 – Levantamento de dados
Depois do processo de capacitação, iniciaremos as análises de custos e estudos de viabilidade.
Levantamento inicial se baseia no preenchimento da planilha ‘Filterlist’, apresentada no treinamento de introdução a manufatura aditiva. Tem como objetivo incentivar a implementação da cultura da impressão 3D na seleção de peças.
3 – Modelamento 3D
Porque o modelamento 3D é tão importante?
Aprenderemos no treinamento de introdução a manufatura aditiva o porque um modelo digital é necessário para se chegar à materialização do produto por meio da impressão 3D. Com os modelos digitais conseguimos estimar o custo de fabricação e outros fatores que iram definir a viabilidade do processo.
4 – Buscando novas oportunidades
Uma revisita é muito importante, buscarmos novas oportunidade na linha de produção com um olhar mais profissional. Com novas peças iniciaremos novamente o processo -> Levantamento de Dados ‘FilterList’ / Modelamento 3D / Estudo de viabilidade e estimativa.
5 – Analise de resultados
Com o levantamento de todas as informações, conseguimos entender viabilidade da implementação da tecnologia de manufatura aditiva.
- Equipamento
- Materiais
- Aplicações
- Retorno
Não perca a chance de conhecer mais sobre as tecnologias de manufatura aditiva e de implementa-la em sua empresa.
Um artigo de conclusão será entregue aos responsáveis pelo projeto, apresentando detalhadamente, os processos realizados com o case de avaliação e retorno de investimento.
Você terá todas as informações necessárias para uma implementação consciente da tecnologia, sem a necessidade de um grande investimento para chegar a esta conclusão.
Ao combinar a consultoria com a locação de impressora 3D Stratasys, podemos ir além, imprimindo peças em potencial e testando-as, imediatamente, na própria linha de produção.
Não fique fora dessa! Conte com a LWT Sistemas para estar atualizado com esta vertente da Indústria 4.0.
Novo lançamento – Material ABS CF-10
Stratasys adquire a RPS