Estamos vivendo uma nova revolução industrial que tem como foco aprimorar as tecnologias existentes dentro das indústrias.
A revolução industrial atual também foca no aprimoramento do chão de fábrica e como serão feitos os produtos a partir de agora.
Um dos grandes avanços é a mobilidade dos braços robóticos e sua precisão lado a lado com a velocidade em que realiza os movimentos.
Revolução Industrial – Braços Robóticos
O avanço da “destreza robótica”, também conhecida como “manipulação robótica”, pode ampliar consideravelmente a capacidade produtiva de diversos setores nos próximos anos.
O professor Glauco Caurin,da USP, afirma que a tecnologia vai começar a desenvolver um novo tipo de produtos e novos processos serão iniciados de forma que não era imaginado.
Para o professor, o estudo agora é com foco em otimizar o jeito que os robôs manipulam fisicamente o ambiente e como eles podem impactar a forma como as industrias trabalham e produzem os consumíveis que conhecemos.
Para diversos tipos de especialistas, essa revolução acontece de forma silenciosa e está preste a explodir em diversos cenários industriais.
Tecnologia aliada das industrias – Revolução Industrial
O avanço rumo a esse cenário é para modificar os paradigmas de que os robôs vieram exclusivamente para substituir o trabalho humano. “Não é mais substituir mão de obra, mas aumentar a produtividade combinando o homem e sua capacidade de lidar com situações inesperadas, com a capacidade produtiva dos robôs”, defende ele.
A tecnologias vem sido trabalhada lado a lado com o homem, novas tecnologias estão surgindo e irá mudar a forma como industrias funcionam, mas apesar disso acreditamos que ela não irá prejudicar a mão de obra operaria e sim ser colaborativa para que consiga até gerar um número maior de empregos e de forma qualificada.
Veja também: