Ponte impressa em 3D é construida na China | LWT Sistemas

Maior ponte impressa do mundo é inaugurada na China e foi utilizado 2 braços robóticos em 450 horas e custou apenas dois terços do orçamento de uma ponte comum.

Ponte Impressa em 3D na China

Na universidade Tsinghuia, localizada na China foi inaugurado a maior ponte feita de concreto do mundo e foi construída por completo através de métodos de uma impressora 3D.

A ponte impressa em 3D criada para os pedestres tem 26,3 metros de comprimento e também 3,6 metros de largura e possui um vão livre de 14,4 metros.

A estrutura da ponte impressa em 3D foi inspirada em uma antiga ponte Anjii localizada em Zhaoxian e possui uma estrutura de um único arco para poder suportar a carga.

Antes de iniciarem o processo de impressão 3D, havia sido feito um modelo físico na escola 1:4 para realizar testes de falha na estrutura, mas que mesmo assim provou a resistência da ponte e atendeu os requisitos de carga para suportar os pedestres.

Material para impressão 3D

Os materiais de impressão são todos materiais compósitos formados por misturas de concreto e fibra de polietileno em várias proporções.

Segundo o engenheiro, o sistema tem três pontos de inovação principais, suficientes para lhe dar a “posição de liderança neste campo internacionalmente”.

A primeira é a ferramenta de impressão que vai no braço do robô, que evita a obstrução no processo de extrusão e o colapso durante o empilhamento das camadas de concreto.

A segunda é a integração total do sistema, partindo do projeto arquitetônico digital até a geração do caminho de impressão, o bombeamento de material, o movimento da ferramenta de impressão e o movimento do braço do robô.

A terceira é uma fórmula única do material de impressão, um concreto pastoso com uma reologia estável.

A Ponte

A ponte impressa em 3D é constituída em três partes, a estrutura do arco,as calçadas e os corrimãos.

A estrutura principal contém 44 unidade de concreto impressas em 3D que são vazadas no tamanho de 0,9 x0,9 x 1,6 metro.

Os corrimãos e o pavimento também foram divididos em 68 e 64 unidades para impressão, respectivamente.

A ponte recebeu um sistema de monitoramento em tempo real incorporado, incluindo sensores de tensão de fios vibratórios e um sistema de monitoramento de deformação de alta precisão, que irá coletar dados de força e deformação da ponte em tempo real.

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