Impressão 3D de Nylon com fibra de carbono é realizada pela primeira vez pela GE Aviation
Muitas indústrias, estão se adaptando e utilizando a impressão 3D no seu dia-a-dia. É comum observarmos que novas aplicações estão começando a surgir em seus processos de produção.
A GE Celma, unidade da GE no Brasil que fica localizada em Petrópolis, deu um importante passo para o futuro da aviação.
Em julho, a GE, começou a utilização da Impressão 3D de Nylon com Fibra de carbono para auxiliar no processo de revisão e manutenção de peças e motores aeronáuticos.
Impressão 3D de Nylon com fibra de carbono
A utilização de Nylon com fibra de carbono possibilita a criação de protótipos funcionais, ferramentas e gabaritos com ainda mais qualidade, leveza e resistência.
Todo o processo é agilizado e conta com otimização de fluxos.
Além de toda a inovação no processo e na forma como ele ocorre, a GE ainda terá uma enorme economia de material e considerável redução de custos nos processos, o que poderá gerar uma economia de até 1 milhão de reais por ano.
Presente na GE Celma desde de 2015, a manufatura aditiva é utilizada para realizar a produção de dispositivos para jateamento, mascaramento, pintura, gabaritos e ferramental de geometrias complexas.
A utilização do Nylon 12CF FDM, um termoplástico que contem fibra de carbono forte e resistente o suficiente para poder substituir componentes metálicos, possibilitará a impressão de peças com alta resistência térmica e química.
Considerações da GE Celma
“Até o ano passado, utilizávamos o termoplástico ABS como matéria-prima e a aplicação era limitada devido as propriedades do material.
Com a utilização do Nylon reforçado com fibra de carbono, obtivemos excelentes propriedades térmicas, químicas e mecânicas”, explica Rodolpho Pereira, engenheiro de reparos e líder de manufatura aditiva da GE na América Latina.
A GE é referência mundial em manufatura aditiva, isso se deve ao fato de sempre acreditar e apostar em novas ideias e tecnologias.
Veja também:
3DEXPERIENCE & Rockwell Collins adota uso da plataforma Dassault