10 pilares da indústria 4.0 – Conheça a importância de cada tecnologia
A indústria 4.0 é a nova revolução industrial onde se procura a otimização de processos de manufatura e uma maior agilidade no desenvolvimento de produtos para atender a demanda crescente por produtos cada vez mais customizados e específicos (Para mais informações sobre a Indústria 4.0 acesse o link).
A indústria mundial está se transformando sob uma nova lógica de produção e temos uma crescente interação do digital com o real e cada vez mais necessitamos uma produção mais ágil com processos mais inteligentes e ferramentas mais sofisticadas e inteligentes são essenciais nesse cenário.
Estamos a caminho de um salto tecnológico e esses 10 pilares tecnológicos irão nos ajudar a alcançar a indústria perfeita.
Os 10 pilares da indústria 4.0
De acordo com o BCG essas são as 10 tecnologias aplicadas na indústria 4.0:
- Manufatura Aditiva – Produzindo protótipos, dispositivos de manufatura e qualidade, soft tooling, peças de manutenção de equipamentos (Inventário digital) e até mesmo peças finais sempre através de impressoras 3D profissionais.
- Internet das Coisas – Permite conectividade em tempo real entre dispositivos, o que possibilita melhor acesso a dados tornando processos mais produtivos.
- Robôs inteligentes – São capazes de interagir com máquinas e com seres humanos para fornecer de forma flexível informações importantes dentro da indústria.
- Realidade Aumentada – a interação do mundo digital com o mundo real é capaz de criar tutoriais incríveis dentro da indústria 4.0 e facilitar o processo de produção e manutenção.
- Simulação Virtual – A simulação virtual – Digital Twin é extremamente necessária para evitar gastos sem necessidades, possibilitando que produtos e processos sejam testados na sua etapa de concepção ainda em ambiente virtual.
- Big Data e Analytics – Sistemas inteligentes que conseguem identificar falhas em processos e são capazes de melhorar a qualidade de produção em tempo real, economizando assim a energia e melhorando a eficiência.
- Segurança Cibernética – Um sistema de comunicação totalmente seguro e melhor evoluído garantindo o “accountability” do processo de produção
- Cloud Computing – A possibilidade de acessar um enorme banco de dados e suporte em qualquer local do planeta, permitindo a integração de plantas e sistemas memo de locais distintos, assim o controle e o suporte podem ser feitos de forma global.
- Integração Horizontal e Vertical dos sistemas – Sistemas ERP, MES, CRM, entre outros integram toda a cadeia de valor produtiva por meio da análise e tomada de decisões de dados.
- ÉTICA – A ÉTICA é um dos principais fatores de uma indústria 4.0 de sucesso, para a indústria 4.0 a ética é fundamental na transparência dos negócios e na cultura entre as empresas.
Indústria 4.0
Todos esses fatores mencionados são os principais pilares para que a indústria 4.0 funcione e exerça sua principal função que é ser pratica e que otimize processos e funções, se tornando um ambiente prospero para inovações e desenvolvimento.
Veja também:
Como se capacitar para a Indústria 4.0
Saiba se a automação irá abrir vagas no mercado de trabalho