Oftalmologia com impressão 3D: prototipagem de equipamentos e lentes de diagnóstico
A LWT Sistemas costuma trazer as principais notícias e novidades sobre impressão 3D e suas vantagens nos mais variados segmentos.
Já divulgamos vários temas relacionados à impressão 3D na arquitetura, engenharia automotiva, aeroespacial e de forma geral na indústria, mas temos também muitas novidades na medicina e o modo como a impressão 3D está revolucionando esse mercado.
No artigo desta semana iremos falar como a impressão 3D está mudando a forma como médicos oftalmologistas realizam seus diagnósticos.
Nidek Technologies e a oftalmologia
A Nidek Tecnologies é fabricante de um sistema de alta tecnologia para diagnóstico oftalmológico.
Recentemente, a empresa teve a necessidade de encontrar uma forma que fosse mais eficiente e otimizar seu processo via prototipagem.
A otimização traz vantagens que possibilitam inserir os dispositivos no mercado com uma maior velocidade.
Geralmente, a inserção de um dispositivo para teste clínico é demorado e enfrenta processos mais burocráticos.
Graças a impressão 3D, há a possibilidade em acelerar esse processo trazendo inovação e maior eficiência de forma global.
A Nidek está utilizando de forma extremamente inteligente a tecnologia de impressão 3D Polyjet da Stratasys para criar seu dispositivo “Gonioscope” usando uma Object500 Connex3.
A impressora 3D da Stratasys utilizada faz uso do material “Rigur” que proporciona excelentes resultados operacionais e também para prototipagem.
Oftalmologia com impressão 3D
De modo geral, a utilização das impressoras 3D para testes clínico ainda pode ser considerado um tabu.
Assim, podemos dizer que é um empreendimento desafiador em um ambiente burocrático e exigente, mas a impressão 3D está cada vez mais tomando espaço dentro dos mais diversos segmentos.
Dentre esses, um dos maiores segmentos é a indústria médica, onde a impressão 3D pode ser bastante útil, pois permite desenvolver peças complexas e até partes do corpo humano em seus detalhes mais internos.
O protótipo Gonioscope
O uso da impressão 3D na oftalmologia foi demonstrado em um projeto recente.
A Nidek Technologies produziu o Gonioscope® automático, um dispositivo projetado para observar o espaço entre a íris e a córnea.
Normalmente, a equipe de P&D criaria os protótipos usando a fabricação tradicional com moldes de injeção caros ou usaria máquinas CNC para criar os componentes individuais do dispositivo.
Isso levaria a um aumento no tempo de produção e, caso fossem necessárias repetições, nos custos de prototipagem.
Como solução para derrubar essas barreiras, a Nidek Technologies investiu em uma Impressora 3D Stratasys Objet500 Connex3™.
“Nosso processo de prototipagem tornou-se muito mais eficiente desde a incorporação da impressão 3D da Stratasys no nosso fluxo de trabalho”, diz Cesare Tanassi, CEO da empresa.
Finalizamos esse artigo reafirmando a importância da impressão 3D na medicina e como isso será cada vez mais recorrente.
A impressão 3D proporciona tempo da forma mais eficiente que conhecemos, já é uma realidade na indústria e com certeza ganhará mais espaço com o passar dos anos em outras áreas.
Veja também: